Total de visualizações de página

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Gaiteiros!

Nosso município teve grandes artistas da música, em todos os tempos!

Antigamente, seu João Dias e os amigos Zequinha e João de Oliveira formaram um trio musical: tocavam e animavam bailes durante as festas anuais do Arroio do Sal, enquanto ainda era a metrópole a Estância do Meio!
Eram bailes que iniciavam cedo da tarde e terminavam logo ao findar do dia.
Em tempos de verão, tocavam na praia, havia o Hotel da São Pedro, que abrigava turmas de veraneio do Sesc, também aconteciam bailes na Figueirinha, mais um ponto de bastante veranismo, com o Hotel do Seu Abílio.
Eram alegres festejos ao som da famosa gaita! E esses amigos artistas do instrumento, tocavam e também cantavam, nas animadas tardes do verão arroiossalense!



  JOÃO EVALDT DIAS

       Nascido em Estância do Meio, na zona rural de Arroio do Sal, em 21 de dezembro de 1936.
       É casado com Iraci Maria Dias e tem 8 filhos: Suésia Sônia, Sandra Maria, Sílvia Teresinha, Stela Maris, João Luiz, Simone Andréia, Silvana Cristina e João Gabriel. Tem  12 netos e 2 bisnetas.
       Estudou até a 3ª série primária.
       Foi grande talento da gaita de 8 baixos! Aprendeu a tocar sozinho, aos oito anos de idade, na oficina de construção de gaitas que seu pai tinha em casa, Pedro Valim Dias.
       Tem inúmeros troféus adquiridos ao longo da sua vida campeira. Tradicionalista da zona rural, amigo do Tio Deda, tinha um Trio musical quando jovem juntamente com dois grandes amigos João Oliveira e Zequinha Oliveira, também moradores do nosso Arroio do Sal.
       Já há alguns anos não toca mais gaita, devido a doença nos ossos e nas articulações. Deu a última gaita que tinha, essa de 21 baixos, para seu neto Enzo Gabriel, estudante do 1º ano da escola Aracy Gomes Valim. A aluna Marina Dias Marenzi, do 2 º ano B, também é sua neta, filha da professora Stela.
      


Meu querido pai, João Dias tocou muita gaita de 8 baixos, durante muitos anos!
Amante do tradicionalismo, ganhou várias medalhas e troféus nessa modalidade no início do nosso CTG Rincão e Estância e juntamente com o Tio Deda, animavam os rodeios pelas rondondezas...

Também apresentei nessa Trilha de Talentos o Tio Deda, Manoel Celso Silveira, gaiteiro e poeta!

Uma pequena biografia me foi autorizada por sua filha Suézia Valim Silveira:
    MANOEL CELSO SILVEIRA

        TIO DEDA

      Nascido em 1º de julho de 1937. Filho de agricultores moradores da Costa da lagoa,  no município de Arroio do Sal.
      Estudou até o 2º ano primário. Casou-se com Celina Valim Silveira e tiveram quatro filhos: Suézia Valim Silveira, Vera Alice, Joaquim Tadeu e Alceu Batista.
      Faleceu em 1996, devido a um câncer de pulmão.
      Manoel Celso Silveira, conhecido por “Tio Deda”, foi um amante do tradicionalismo, tanto que ajudou a construir o CTG RINCÃO DE ESTÂNCIA, e enquanto pode participou de todos os eventos realizados pelo CTG. Na Semana Farroupilha o “DIA DO MOCOTÓ” era com ele que começava o preparo, uma semana antes!
      Sempre gostou de ajudar os menos favorecidos. E tinha muitos amigos.
      Gostava de escrever poesias, letras de músicas e tocar gaita.
      Tinha verdadeira paixão por antiguidades, tanto que nos fundos da casa criou um “Museu do Tio Deda” onde ele guardava  os antigos e diferentes que encontrava ou ganhava de amigos.
      Participava das cavalgadas e gostava de tudo que se referia as lidas campeiras.

      Algumas letras de músicas suas foram gravadas.

Grandes nomes do nosso tradicionalismo gaudério, na nossa querida  Arroio do Sal.

Stela, em setembro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário